quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Comunicação traz Ruy Ostermann e Beto Souza a Santa Cruz

No dia 17 de novembro (segunda-feira), o Saideira – desenvolvido pelo curso de Comunicação Social da Unisc – terá uma edição especial em comemoração aos três anos de existência. O projeto se associa ao Encontros com o Professor e traz o jornalista Ruy Carlos Ostermann e o cineasta Beto Souza para um bate-papo no Espaço Camarim e lançamento de livro na Livraria e Cafeteria Iluminura, centro da cidade, a partir das 19h30min. O Saideira/Encontros terá ainda uma canja musical, com o grupo Batuque de Cordas.
O evento acontece inicialmente no Espaço Camarim (19h30min), onde Ruy Carlos Ostermann entrevista o realizador audiovisual gaúcho Beto Souza. Logo mais (às 21h) Ostermann autografa o livro Encontros com o Professor: Cultura Brasileira em Entrevista volume III, recentemente lançado na feira do livro de Porto Alegre. Ambas atividades têm entrada franca e aberta aos interessados, basta chegar ao local dos eventos.

Projetos
O Encontros com o Professor ocorre quinzenalmente em Porto Alegre, e tem como objetivo valorizar expoentes da cultura brasileira pela sua trajetória e não por estarem presentes na mídia. A proposta é aproximar o público de temas e pessoas que circulam normalmente em espaços restritos e elitizados, por isso é um evento com entrada franca. Santa Cruz será a sexta cidade visitada de uma série especial de Encontros com Professor pelo interior do Rio Grande do Sul.

Já o Saideira é desenvolvido desde novembro de 2005 em Santa Cruz a partir de uma iniciativa semelhante que ocorre em Porto Alegre há mais tempo. A propostas resgata uma antiga tradição entre os jornalistas de se encontrarem em bares e cafés após o expediente na redação para discutirem a profissão. Em Santa Cruz, o Saideira ocorre mensalmente na Iluminura, com debate a cerca de temáticas do jornalismo, publicidade, relações públicas e produção em mídia audiovisual.

Convidados
Ostemann é jornalista há 50 anos. Também é filósofo, escritor e professor, além de ter incursionado pela vida política. Como profissional da Comunicação, trabalhou nos jornais da antiga Caldas Junior e está no grupo RBS desde 1978, onde atualmente apresenta diariamente o Gaúcha Entrevista e comanda o Sala de Redação, além de ser o principal comentarista esportivo da rádio Gaúcha. Em Zero Hora, mantém coluna diária na editoria de Esportes. Ostermann tem 11 livros publicados, foi patrono da Feira do Livro de Porto Alegre em 2002.
O cineasta Beto Souza vem atuando em produção de vídeos e filmes desde 1988. Em cinema, o projeto do longa-metragem Netto perde sua alma (2001), dirigido em conjunto com Tabajara Ruas, acumula 13 prêmios em festivais nacionais e internacionais. Em 2005, Beto Souza produziu e dirigiu o filme Cerro do Jarau, que obteve quatro prêmios em dois festivais nacionais, Recife e Gramado. Em 2007, dirigiu Inacreditável – A Batalha dos Aflitos, um documentário de 90 minutos, e mais dois longas-metragens, Dias e noites, com estréia na categoria Hors Concours no Festival de Gramado 2008, e Insônia, um filme de temática juvenil em fase de finalização, com
lançamento previsto para 2008. Seu terceiro longa-metragem como diretor, Enquanto a noite não chega, baseado em uma obra de Josué Guimarães, foi rodado recentemente no pampa gaúcho e tem estréia prevista para 2009.

Já os responsáveis pela canja musical, os compositores-intérpretes Vinicius Correa, esse santa-cruzense, e Claudio Veiga, trazem suas múltiplas influências reveladas na sonoridade do Batuque de Cordas, que se convertem em um interessante e criativo mosaico sonoro, a partir de uma performance segura, que denota domínio dos seus instrumentos.
O Encontros com o Professor tem o patrocínio da Fiat, Copesul Braskem e Banrisul, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Mais informações pelo site www.encontroscomoprofessor.com.br

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Encontros com o Professor: Flávia Moraes – 9231 1985 e Carla de Andrade – 9806 4427
Projeto Saideira – Ângela Felippi – 9959-5581

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Mostra Fotográfica / Lajeado.



A Princesa e o Violinista ESTRÉIA



A Princesa e o Violinista

O filme vai ao ar pela RBSTV a partir das 12h20 dentro do projeto Histórias
Curtas 2008.

Reprises

TVCOM: sábado, 23h - domingo 8h15 e meia noite.

CANAL BRASIL: terça, 20h30min - quarta-feira, 15h.


Votação:

Os telespectadores vão escolher o Melhor Episódio através do telefone 51 32
99 21 28 e do site
www.rbstv.com.br/historiascurtas. A votação é de sábado, das 12h30min, até o
meio-dia de quinta-feira. O episódio escolhido pelo júri popular só será
conhecido na noite de premiação do Troféu Histórias Curtas.


A Princesa e o Violinista

Roteiro e Direção Guto Bozzetti

Narração Sissi Venturin

Direção de Animação Lisandro Santos

Produção Executiva Jair Giacomini

Cenários Jack Kaminski

Trilha Sonora Fabrício Licks

Produção Cartunaria Desenhos
Para mais informações e trailler do filme, acesse:
www.cartunaria.com.br.
BlogBlogs.Com.Br