terça-feira, 11 de setembro de 2007

Desconstruindo a Web 2.0

O termo Web2.0 serve para nomear a segunda geração do World Wide Web. Mas o que mudou da Web para a Web2.0? A mudança mais significativa foi o aumento da interatividade. A web 2.0 possibilitou que os usuários troquem informações entre si de formas muito mais simples e diversificadas.

Algumas ferramentas caracterizam muito bem a Web 2.0.

Entre elas encontramos:

- Adsense: ferramenta do Google que paga para que “blogueiros” coloquem barras com anúncios em seus blogs. Junto aos resultados de busca, o Google oferece anúncios relevantes para o conteúdo de um site, gerando receita para o site a cada vez que o anúncio for clicado.

-Ajax: Um “pacotão” de tecnologias usado para criar aplicativos interativos para a internet. AJAX não é somente um novo modelo, é também uma iniciativa na construção de aplicações web mais dinâmicas e criativas. Várias tecnologias trabalhando juntas, cada uma fazendo sua parte, oferecendo novas funcionalidades.

-Blogs: Os blogs estão entre as primeiras ferramentas de Web 2.0 a serem usadas amplamente. Isso pois são de baixo custo para a publicação.

-Mash-ups: Serviços criados pela combinação de dois ou mais aplicativos para a internet. Um exemplo disso é o serviço oferecido pelo site MyPunchBowl que permite criar uma pequena página para divulgar algum evento e através do Google Maps ele mostra como chegar ao lugar onde acontecerá esse evento.

-RSS: Abreviação de "really simple syndication" [distribuição realmente simples] é uma maneira de distribuir informação por meio da internet que se tornou uma poderosa combinação de tecnologias "pull" -com as quais o usuário da web solicita as informações- e tecnologias "push" -com as quais informações são enviadas a um usuário. O visitante de um site RSS pode solicitar que as atualizações lhe sejam enviadas (processo conhecido como "assinando um feed").
A RSS é um jeito prático de se manter informado.

-Tagging [rotulação]: É uma maneira de categorizar os seus favoritos, e tornar fácil a sua procura tanto para você quanto para quem você disponibiliza. Um exemplo de tags encontramos no YouTube , como você pode observar:












Ao utilizar palavras-chaves, você facilita a busca pelo objeto.

-Wikis: Páginas comunitárias que podem ser alteradas por todos os usuários que têm direitos de acesso. Essas páginas comunitárias geraram fenômenos como a Wikipedia, que é uma enciclopédia on-line escrita por leitores. Usadas em empresas, as wikis estão se tornando uma maneira fácil de trocar idéias para um grupo de trabalhadores envolvido em um projeto.

Fonte: folha online

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