terça-feira, 4 de setembro de 2007

Remexemdo os quadris

Post referente ao texto: Da Juke Box ao MP3 - A voz da juvetude, do professor Militão de Maya Ricardo


Através do texto Da Juke Box ao MP3 - A voz da juvetude, Militão de Maya Ricardo, professor do curso de comunicação social da UNISC, nos apresenta em um primeiro momento a interferência da tecnologia em nosso dia-a-dia, principalmente quando queremos nos divertir, ou simplesmente passar o tempo.
Em um segundo momento Ricardo faz uma retrospectiva desde a década de 1950 a 1990. Onde mostra o “boom” ocorrido nos anos de 1950 com a adoção de um ritmo novo pelos jovens, o rock´n´roll. Jovens esses que tiveram de derrubar inúmeras barreiras para remexer os quadris ao som que era visto com maus olhos pelos mais conservadores.
“Poderia ser difícil que jovens brancos consumissem discos de músicos negros em largas escala então. Mas não era impossível que sintonizassem as emissoras voltadas ao público negro. Mas bastou apenas que alguns jovens brancos ouvissem a música negra em disco ou no rádio e que assimilassem suas características em seus trabalhos para que a grande audiência branca viesse a conhecer e aprovar uma música ligada ao ritmo, ao prazer e à sensualidade” (p.197).
Através do barateamento dos meios, como por exemplo, o rádio, o cinema, o vinil, e a televisão, tornando-os acessíveis a maioria, tornam-se fáceis as mudanças sociais. Uma vez que, as informações já não são mais passadas apenas presencialmente, mas por inúmeros meios, o que vêm a influenciar os jovens.
Ricardo enxerga todo esse processo como um ciclo. Um exemplo disso foi a tecnologia que surgira nos anos 50 que serviu de base para as tendências seguintes como a cultura POP que explodiu nos anos 60.
E esse ciclo se renova até hoje. Tornando, assim, o ato de se expressar, um bem-comum.
Mais tarde com o aparecimento de novas tecnologias qualquer banda de garagem pode montar o seu próprio home studio e gravar um disco, usar alguns softwares e desenvolver a capa, ou gravar um clipe, assim como divulgar o material pela internet sem pagar quase nada por isso. A diversão contribui para que a tecnologia tomasse espaço em nossas vidas. Essa dominação jovem só aumentou a partir de meados da década de 90, quando a interatividade se mostrou mais presente.
Através de programas de mensagens instantâneas podemos nos divertir, trabalhar, estudar graças a tecnologia que cada vez mais faz parte do nosso cotidiano. Tornou-se difícil viver fora desse ciberespaço, que ainda está em fase de desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BlogBlogs.Com.Br