quinta-feira, 24 de maio de 2007

Coffee Day

Dia 24 de maio é considerado o dia nacional do café.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), o Brasil é o maior produtor de café do mundo mas em termos de consumo fica com a segunda colocação, perdendo apenas para os Estados Unidos. Situação que deve se manter até 2010, quando o Brasil superar os EUA, consumindo mais de 20 milhões de sacas.

O Brasil deverá exportar nesta temporada de 2007/2008, mais de 28 milhões de sacas, contra 24,6 milhões de sacas do biênio passado 2006/2007. No último mês, as exportações de café geraram para o País uma receita de US$278,6 milhões, cifra 24,4% maior que a de US$223 milhões no igual período do ano passado, segundo os dados do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).



Espécies de café

Existem inúmeras espécies de café cultivadas no mundo, mas no Brasil conhecemos apenas duas: o café Arábica (Coffea Arábica) e Café Robusto (Conillon). Cada espécie, por sua vez, tem um grande número de variedades e linhagens.

O Arábica produz cafés de melhor qualidade, mais finos e requintados. Tem grãos de cor esverdeada, é cultivado em regiões com altitude acima de 800m e é originário do Oriente, de onde resulta seu nome (Etiópia, Yemem).

O robusta é originário da África, tem um trato mais rude e pode ser cultivado ao nível do mar (altitudes mais baixas). Não possui sabores variados e refinados como o arábica, dizendo-se que tem um “sabor típico e único”. Sua acidez é mais baixa e, por ter mais sólidos solúveis, é utilizado intensamente nos cafés solúveis. Seu teor de cafeína é maior do que nos arábicas.

Misturas
Grãos de diferentes variedades, origens e tipos de preparo geralmente são combinados para formar diferentes blends do produto final.

O blend, ou liga, é o grande segredo da qualidade da bebida, já que é o responsável pela característica e qualidade de determinada marca de café, e pela fidelidade do consumidor a esta marca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BlogBlogs.Com.Br