domingo, 20 de maio de 2007

Menos glamour, viva os filmes de terror baixo custo!

Para muitos distribuidores e produtores, o festival de Cannes significa sangue e entranhas. No frenético mercado de filmes de Cannes, a indústria se movimenta em torno de filmes como “Massacre no motor home” e “Cadaverella”, alimentando o insaciável apetite pelo choque e horror.


E não são apenas os distribuidores voltados para nichos de mercado – quase todo mundo tem um ou dois filmes de horror para oferecer, variando de títulos como “Horror em Loch Ness – ela está de volta... e está faminta” a “Granjageist: a noite dos frangos mortos”.

“Houve uma revolução no gênero”, diz Richard Walker, produtor da Night Light Films, baseada em Los Angeles. O horror, gênero que tinha pouca reputação, agora virou popular e até intelectual. “Death proof”, de Quentin Tarantino – uma homenagem aos filmes B dos anos 70 – está competindo pelo prêmio máximo em Cannes, a Palma de Ouro, contra filmes com conteúdo mais artístico ou com consciência social.


O estúdio independente Lions Gate tem tido grande sucesso nas bilheterias nos últimos anos com filmes de horror de baixo orçamento como “Jogos mortais” – que gerou ainda duas seqüências – e “O albergue”. O catálogo da Lions Gate continua crescendo com filmes como “Midnight meat train”, "The Burrowers", e o inevitável “Jogos mortais IV”.
Outros estúdios têm seguido a fórmula à risca graças ao potencial retorno financeiro. “O albergue” custou menos de US$ 5 milhões para ser feito, mas arrecadou mais de US$ 80 milhões no mundo todo.

“Há alguns anos, você não conseguia vender filmes de terror. Ninguém estava interessado”, disse Scott J. Jones, presidente da agência Artist View Entertainment, de Los Angeles. “Agora é um gênero muito forte.”

A recente popularidade do gênero não surpreende Darrin Ramage, presidente da produtora e distribuidora Brain Damage Films. A baia da empresa em Cannes estava enfeitada com cartazes de filmes como “Zumbis do pântano”, “Fábrica da morte” e outros títulos encharcados de sangue.


Fonte:G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BlogBlogs.Com.Br